Reforma da Previdência: como fica a aposentadoria?

As expectativas com relação à Reforma da Previdência tomam conta do país e as mudanças na aposentadoria mudam o planejamento do futuro. Saiba mais a respeito!

A Reforma da Previdência já é uma realidade, inclusive já foi aprovada, e as expectativas com relação ao futuro são grandes. Segundo o Governo Federal, ela proporcionará aos cofres públicos uma economia de R$ 800 bilhões nos próximos 10 anos.

Com o aumento da longevidade da população brasileira e a diminuição do número de contribuintes, a Previdência caminhava para o colapso, onde em determinado momento não haveria dinheiro para o pagamento dos aposentados. As sugestões apresentadas pelo Poder Executivo Federal foram parcialmente aprovadas, causando mudanças profundas nas regras da aposentadoria.

Dentre as mudanças, destacamos as que impactam diretamente a vida do cidadão urbano:

– A idade mínima para aposentadoria passa a ser de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

– O cálculo do benefício que o aposentado receberá será sobre a média de sua contribuição durante toda sua vida.

– O tempo de contribuição mínimo para que um trabalhador urbano tenha direito a aposentadoria é de 15 anos, o que possibilitará receber 60% da média de todas as contribuições previdenciárias realizadas.

– Os benefícios integrais serão pagos aos trabalhadores urbanos que tenham a idade mínima já mencionada e que contribuíram durante 35 anos, no caso das mulheres, e 40 para os homens.

– Com relação às alíquotas de contribuição previdenciária, essas passam a ser progressivas para todos, onde quem recebe salário maior contribuirá mais em termos proporcionais.

O Governo conseguiu uma trégua de 10 anos, a partir da aprovação da reforma da Previdência, com relação às contas que teria que pagar nesse período, o que significa uma economia fiscal. Espera-se que com essas mudanças, as contas voltem à normalidade.

No entanto, as mudanças refletem diretamente na vida dos cidadãos que precisarão trabalhar mais para se aposentar e, possivelmente, terão seus rendimentos ainda mais baixos do que os pagos atualmente.

Diante da situação, a previdência privada é a melhor opção para a garantia de remuneração adequada na terceira idade. Esse investimento possibilita a escolha do melhor plano diante da realidade e necessidade de cada participante. O tempo e os valores são previamente estabelecidos, de forma clara e transparente, sem surpresas ou mudanças.

Se você está preocupado com a Reforma da Previdência e deseja, no futuro, uma vida mais tranquila e dentro do padrão econômico já conquistado, é hora de avaliar a aposentadoria privada, um modelo que vem conquistando a preferência dos brasileiros e que possibilita qualidade e segurança!

Uma excelente opção para conhecer mais sobre a previdência privada é contatar a OABPrev-RJ, uma entidade que trabalha a favor dos advogados do estado do Rio de Janeiro e que pode oferecer as melhores opções para o seu futuro.

Não deixe que a reforma da Previdência atrapalhe os seus planos. Acesse nosso site e saiba mais a respeito!