Como declarar a previdência privada no Imposto de Renda?

O período de declaração do Imposto de Renda começa em cerca de um mês. Você sabia disso?

Todos os anos, milhões de brasileiros deixam para enviar esse documento nos últimos dias. Porém, as dores de cabeça que essa decisão pode trazer são bem grandes. Por isso, nosso conselho para hoje é: antecipe-se.

A proximidade da temporada de declaração do Imposto de Renda chama nossa atenção para a importância de organizar sua papelada e entender como declarar corretamente todos os seus rendimentos e investimentos, inclusive os planos de previdência privada.

A declaração deste último item costuma gerar dúvidas. Para ajudar a minimizar as suas perguntas, hoje, vamos abordar aspectos importantes relacionados à declaração da sua previdência privada no Imposto de Renda.

O que é previdência privada?

Antes de falar sobre como declarar a previdência privada, é importante entender o que é esse tipo de investimento.

A previdência privada é um tipo de investimento eficiente para projetos que pretendem ser tirados do papel em médio e longo prazos. Um dos destinos mais comuns para esse montante é a complementação de renda na aposentadoria.

Nessa categoria de investimento, os aportes podem ser mensais ou esporádicos, quase sempre com a intenção de acumular um patrimônio financeiro cujo destino é a concretização de sonhos futuros.

Entre os principais tipos de previdência privada, estão o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). A principal diferença entre os dois está na forma como são tributados.

Como declarar o PGBL no Imposto de Renda

O PGBL é indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e possui uma fonte de renda tributável. As contribuições realizadas para o PGBL podem ser deduzidas da base de cálculo do IR e se limitam a até 12% da renda bruta anual tributável.

Sobre essa modalidade de tributação, é importante destacar que a cobrança do imposto incide sobre o montante total resgatado no futuro, ou seja, sobre o somatório do valor do investimento e dos rendimentos acumulados.

Para declarar o PGBL no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:

1. Na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, informe o valor total dos rendimentos recebidos da previdência privada no ano anterior.
  2. Na ficha “Pagamentos Efetuados”, insira o valor das contribuições realizadas para o PGBL no ano-base que está sendo declarado.
  3. Ao finalizar o preenchimento, o próprio programa do Imposto de Renda irá calcular automaticamente o valor a ser deduzido.

Como declarar o VGBL no Imposto de Renda

O VGBL não permite a dedução das contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda. Ele é mais indicado para quem faz a declaração simplificada do IR ou para quem já atingiu o limite de 12% de dedução com outras despesas.

No VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos acumulados, não sobre o valor total resgatado.

Para declarar o VGBL no Imposto de Renda, siga os seguintes passos:

1. Na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”, informe apenas os rendimentos recebidos da previdência privada no ano anterior, não incluindo o valor do investimento.
  2. Não é necessário informar as contribuições realizadas para o VGBL na ficha “Pagamentos Efetuados”.
  3. Os rendimentos acumulados no VGBL devem ser informados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Como preencher o programa do Imposto de Renda

Independentemente do tipo de previdência privada que você possui, preencher corretamente todas as informações no programa do Imposto de Renda  é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal.

Portanto, certifique-se de ter em mãos todos os documentos necessários, entre eles os informes de rendimentos fornecidos pela instituição financeira responsável pela sua previdência privada.

Além disso, lembre-se de que é importante manter a documentação referente aos investimentos realizados e aos rendimentos obtidos, pois a Receita Federal pode solicitar essas informações para comprovação em casos de fiscalização.

Na hora de completar o Imposto de Renda, atenção aos detalhes

A previdência privada é uma excelente opção para quem deseja garantir uma aposentadoria mais tranquila e confortável, preparar um pé de meia para o futuro ou se prevenir de possíveis reveses financeiros. No entanto, a fim de evitar complicações com o Fisco, é essencial saber como declará-la corretamente no Imposto de Renda.

Se você ainda tem dúvidas sobre como declarar sua previdência privada ou qualquer outro investimento no Imposto de Renda, você pode buscar a orientação de um contador ou de consultor financeiro especializado. Esse profissional poderá oferecer o suporte que você necessita para garantir que sua declaração seja realizada de forma correta e dentro das normas estabelecidas pela Receita Federal.

Em outras palavras, ao declarar sua previdência privada, não descuide dos detalhes: preencha todas as informações corretamente no programa do Imposto de Renda e mantenha-se atualizado sobre as legislações vigentes. Dessa forma, você poderá aproveitar os benefícios desse investimento com muito mais tranquilidade.