A previdência privada e o seu futuro

Você possui um plano de previdência privada?

A previdência privada é um tipo de investimento muito associado ao período da aposentadoria. Em geral, quem opta por essa estratégia tem como foco a complementação da renda obtida através da Previdência Social.

Embora o uso do dinheiro acumulado nos planos de previdência privada não esteja restrito à aposentadoria, a menor burocracia e o sistema de taxação envolvidos nesse investimento tem contribuído para despertar a atenção dos brasileiros.

Investir em previdência privada é olhar para o futuro

Segundo pesquisa do da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), apenas 7,2% dos brasileiros possui plano de previdência privada. Apesar do número baixo, o envelhecimento da população brasileira é crescente. Segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no período de 2012 a 2022:

• A porcentagem de pessoas abaixo de 30 anos de idade caiu de 49,9% para 43,3%.
  • A população com 30 anos ou mais cresceu de atingindo 50,1% para 56,7%.
  • A parcela da população brasileira com 60 anos ou mais aumentou de 11,3% para 15,1% da população.

Você já pensou em como esses dados impactam o seu futuro?

O sistema previdenciário brasileiro está pautado no modelo de repartição, ou seja, o valor pago pelos contribuintes cobre as pensões dos aposentados.

A regra para aposentadoria considera a combinação da idade e do tempo de contribuição. Logo, a população envelhecida leva a um número menor de trabalhadores que pagam a Previdência Social (INSS).

Considerando o modelo de repartição, quanto menos contribuintes e mais aposentados, menor o valor das pensões de quem ainda irá entrar para esse grupo e deixar de contribuir. Você está se preparando para a sua aposentadoria?

Diferenças importantes entre a Previdência Social e a previdência privada

Administração e obrigatoriedade de contribuição

A Previdência Social é administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um órgão do governo Federal, e os planos de previdência privada (ou complementar) são administrados por bancos e seguradoras autorizadas.

A Previdência Social é um órgão do governo com o objetivo de atender os trabalhadores. Logo, ela não trata apenas da aposentadoria relacionada ao tempo de trabalho ou à idade, mas também cuida de outros benefícios como o seguro-desemprego, a pensão por invalidez e a licença-maternidade.

Diferente da previdência privada, um trabalhador não tem poder de escolha quanto ao pagamento do INSS. A contribuição para esse órgão governamental é feita diretamente no contracheque dos empregados formais ou de forma autônoma por microempreendedores e autônomos.

Por outro lado, a previdência privada é um tipo de investimento financeiro opcional e definido pelos interesses de quem investe nela. Ela é semelhante a um seguro e as regras que a definem são mais flexíveis.

Regulação e autonomia

A Previdência Social é estruturada e reestruturadas a partir do cenário nacional. Suas regras e mudanças são definidas com base em aspectos econômicos, sociais e políticos. A explicação para isso tem relação com a expectativa de vida dos brasileiros.

O brasileiro está vivendo mais e isso influencia na quantidade de cidadãos recebendo o benefício a aposentadoria. Financeiramente falando, o custo para manter as pensões é afetado e se torna necessário redistribuir o orçamento destinado a esse serviço. Lembra do modelo de repartição?

Nos planos de previdência privada, contudo, os valores pagos se relacionam com a quantia investida dentro de um período. Além disso, o titular tem autonomia para:

1. Mudar seu investimento de administradora, se você quiser e quando desejar. Dessa forma, ele pode buscar a instituição financeira que acredita ser mais favorável ao seu investimento.
  2. Nomear uma pessoa de sua preferência para receber o montante investido em caso de morte.  Para o dinheiro ser recebido, não é necessário autorização de nenhum órgão público.

Forma de resgate

A Previdência Social envolve situações específicas para a liberação dos seus benefícios (aposentadoria, invalidez e tempo de contribuição). Além disso, apenas o aposentado resgatar seu benefício em forma de parcelas mensais.

No caso da previdência privada, no entanto, o titular pode escolher como receberá o montante acumulado: de uma vez ou em parcelas mensais. O que define isso é o contrato assinado na aquisição do plano.

Valores depositado

Os valores recolhidos pelo INSS são pré-definidos em porcentagem e incidem no contracheque dos trabalhadores formais. Contudo, nos planos de previdência privada, as decisões de quanto e como investir estão nas mãos dos titulares dos planos.

Então, o que é melhor: a previdência social ou a previdência privada?

A Previdência Social e a previdência privada são tipos de previdências diferentes e complementares. Sua união colabora para uma aposentadoria mais tranquila, planejada e tende a minimizar os impactos da aposentadoria no padrão de vida dos beneficiários.

Uma das principais vantagens de manter as duas previdências é conseguir se planejar para o futuro e destiná-lo ao objetivo aposentadoria com uma renda que permita manter o padrão de vida que você gostaria.

Começar a investir em um plano de previdência privada hoje é investir no seu futuro. A OABPrev-RJ te ajuda nesse projeto.

Gostou do conteúdo de hoje? Então, não deixe de conferir estes aqui: