Por que as metas financeiras são importantes e como atingir seus objetivos?

Estabelecer metas financeiras e se empenhar para atingir seus objetivos é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o seu dinheiro e começar a investir algum valor.

De acordo com os dados revelados na segunda edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, que teve o apoio do Datafolha, apenas 42% dos brasileiros investem em algum produto como forma de economia e poupança. 

Em relação à aposentadoria, a pesquisa mostrou que 56% dos brasileiros acreditam que viverão na velhice, sustentados apenas pelo valor que receberão da Previdência Social, porque não tiveram a oportunidade de se planejar e estabelecer metas financeiras no decorrer de suas vidas. 

Na maioria das vezes, as pessoas sabem o quanto ganham, mas não conseguem identificar como e onde gastam o seu dinheiro. 

Estabelecer objetivos em relação ao dinheiro leva a pessoa a se educar em relação ao seu orçamento que, por sua vez, ajuda na realização dos sonhos. 

Traçar metas ajuda na educação financeira por vários motivos, como, por exemplo:

  • evita ou reduz os gastos supérfluos,
  • reduz a compra por impulso,
  • evita o endividamento, 
  • evita a inadimplência,
  • promove maior segurança ao lidar com o dinheiro,
  • proporciona melhor controle dos gastos.

As metas financeiras são importantes porque ajudam as pessoas a traçarem planos inteligentes e atingíveis para suas vidas, além de proporcionar a possibilidade de economia.

É importante lembrar que toda meta precisa ter um prazo para ser cumprida. Se não houver esse tempo pode acontecer o relaxamento e ela ficar esquecida ou sem sentido. Uma meta pode, portanto, ser de curto, médio ou longo prazo, mas precisa ser concreta e realizável.

Para elaborá-la o primeiro passo é diferenciar o sonho (ou desejo pessoal) da meta. Conforme falamos acima, as metas ajudam a realização do desejo, mas essas palavras não são sinônimas.

Para realizar o desejo de comprar uma casa própria, um carro, fazer uma viagem ao exterior, pagar a faculdade do filho e, até mesmo, conseguir uma reserva para uma velhice mais tranquila e segura é preciso estabelecer metas financeiras para alcançá-los. 

Outro ponto importante são os números. As metas precisam ser quantificadas, não caia na armadilha de pensar em poupar quando, quanto e como der. Seja realista com os seus valores mensais e estabeleça seus números, no entanto, para isso, é preciso saber qual o seu objetivo. 

Se o seu objetivo é traçar uma meta para garantir uma aposentadoria mais tranquila e segura, por exemplo, pergunte-se: quanto é preciso para viver confortável e seguro quando ela chegar?

Após respondida à questão faça cálculos e quantifique:

  • quanto tempo para chegar a aposentadoria?
  • em caso de possuir alguma reserva, qual o valor dela? 
  • qual o total da renda mensal? (pode ser individual ou da família)
  • quanto se pode poupar mensalmente?
  • qual o tempo desejado para o investimento?
  • qual o valor total que se pode chegar?

Com esses dados é possível estabelecer a sua meta, escolher o melhor investimento e colocar em prática ações para atingir seus objetivos. 

Antes de decidir pelo melhor investimento uma dica é procurar conhecer os variados produtos financeiros e qual o seu perfil como investidor que pode ser:

  • conservador, 
  • moderado,
  • agressivo. 

O importante é escolher o que garante maior segurança e se adeque melhor aos seus objetivos.

Quando elaboram-se metas financeiras é preciso também considerar que, para atingir os resultados, serão necessárias duas ações importantíssimas: disciplina e determinação. Os primeiros meses podem ser difíceis pela falta do hábito de separar alguma quantia do salário e poupar, mas, com o passar do tempo, torna-se uma boa rotina.

O bom senso é outro fator que precisa ser considerado na sua elaboração. O ideal é poupar o máximo possível mensalmente porque dará um retorno melhor, mas é preciso cuidar para que não haja um desequilíbrio no orçamento atual e prejudique a qualidade de vida presente ou coloque em risco a continuidade do que foi planejado. 

Agora que você sabe sobre a importância das metas financeiras, que tal conhecer os planos de previdência da OABPrev-RJ e começar a construir uma reserva financeira de médio ou longo prazo para garantir a segurança e o conforto seu e da sua família no futuro?!