OABPrev-rj, Caarj e OAB/RJ lançam projeto pioneiro de educação financeira e previdenciária para advogados

O presidente da OABPrev-RJ, Alexandre Albuquerque, o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, o presidente da OAB/RJ Felipe Santa Cruz, o presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-RJ, Renan Aguiar e o gerente-executivo do INSS-RJ, Flávio Vieira. Foto: Flávia Freitas

O Futuro Seguro já é realidade. O programa de educação financeira e previdenciária direcionado aos advogados e estagiários do estado do Rio de Janeiro foi lançado nesta quinta-feira (10) na sede da seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil. O projeto, criado pela OABPrev-RJ e a Caarj – em parceria com a OAB/RJ e o INSS – vai ajudar a advocacia a organizar as finanças e planejar um futuro tranquilo para a família. “Queremos incentivar as famílias e os advogados a colocar a previdência privada entre os produtos de primeira necessidade, assim como a saúde, a educação e o lazer”, diz Alexandre Albuquerque, presidente da OABPrev-RJ.

O programa, aprovado pelo Previc, que é o órgão regulador das entidades fechadas de previdência complementar, é a primeira parceria do INSS com uma entidade de classe. “O INSS parabeniza a iniciativa pioneira da advocacia. Essa parceira é essencial para que a cobertura da previdência cresça. É um trabalho importante que se inicia”, diz Flávio Vieira, gerente-executivo do INSS-RJ.

Os encontros acontecerão nas subseções da OAB ou nas salas da OAB/Fórum. Os profissionais de Direito receberão informações sobre os benefícios das previdências pública e privada. Uma pesquisa encomendada pela OAB-Prev em 2012 mostra que 75,68% dos advogados não possuem previdência complementar. E 25% sequer contribuem para o INSS. “Há uma tradição cultural na advocacia que é a ideia de que o advogado vai defender uma grande causa que vai garantir a aposentaria dele. É bom que ele tenha a consciência de que não é bem assim. Por isso é importante planejar, criar reservas para o futuro”, ressalta Felipe Santa Cruz, presidente da OAB-RJ.

Além das palestras com técnicos do INSS, a OABPrev-RJ vai oferecer consultas gratuitas para orientar os advogados, a partir de simulações feitas com base no perfil financeiro de cada um. “o consultor é um personal financeiro. Ele vai ensinar cada advogado a consumir de forma inteligente. E mostrar as vantagens de ter uma proteção previdenciária”, explica a superintendente da OABPrev-RJ, Carla Schibuola.

A primeira ação do projeto futuro seguro acontecerá em maricá, no dia 13 de agosto. Até o final do ano, a meta é atender cerca de dois mil advogados. “todos os entes ligados a ordem juntos se sensibilizaram para fazer uma campanha voltada para a saúde financeira do advogado. Isso pra gente é fundamental, ter todas as entidades unidas pensando no bem-estar do advogado”, ressalta o presidente do conselho deliberativo da OABPrev-rj, Renan Aguiar.