Planejadora financeira analisa cenário econômico e dá dicas no Facebook

O cenário econômico brasileiro e mundial estão instáveis, deixando os investidores apreensivos. A OABPrev-RJ acompanha o andamento do mercado diariamente, sempre com o compromisso de garantir o melhor retorno financeiro para os investimentos dos seus participantes. Para ajuda-los a entender melhor o que está acontecendo, a planejadora financeira Leticia Camargo participa da página da OABPrev-RJ no Facebook (www.facebook.com/oabprev-rj) com dicas e análises, desde 15 de julho. Leticia é professora convidada de finanças na FGV e palestrante. É certificada CFP pelo IBCPF, cursou MBA em Finanças pelo IBMEC e é graduada em economia pela PUC-Rio. Nesta edição, ela fala do cenário atual da economia.

1. Como os aumentos do câmbio, da inflação e dos juros afetam os rendimentos dos investimentos no mercado financeiro?

O aumento do câmbio tem um impacto nas importações –  que podem ser de bens e serviços, como também de insumos para a indústria – e desta forma, se houver um repasse deste aumento de custos, esta subida do dólar pode levar a um aumento da inflação. O aumento da inflação impacta negativamente o nosso poder de compra, já que com o mesmo montante podemos comprar menos do que podíamos anteriormente. O mesmo acontece também nos investimentos: se os juros que recebemos em nossas aplicações não conseguirem nem cobrir a inflação, estaremos perdendo poder de compra com as nossas economias.

2. Como as mudanças no cenário internacional, sobretudo nos EUA, tem afetando o Brasil?

Nos último anos as economias dos países emergentes tiveram seu crescimento impulsionado pela grande liquidez internacional. Essas economias receberam investimentos estrangeiros em grande volume, provenientes dos países desenvolvidos, garantindo a prosperidade econômica recente. Nesta primeira metade de 2013, temos visto algumas mudanças no cenário internacional. A economia norte-americana vem dando sinais de maior crescimento e queda no desemprego. O FED (Banco Central americano) vem sinalizando que vai diminuir os incentivos (QE) diminuindo a liquidez internacional e, no futuro, aumentar suas taxas de juros. Este movimento está gerando uma saída de capital dos emergentes rumo aos EUA. Para que possam comprar ativos nos EUA, os estrangeiros vendem seus ativos por aqui, e isto faz com que seus preços caiam e a sua rentabilidade fique comprometida.

 

3. É possível dizer por quanto tempo esse cenário negativo vai impactar os nossos investimentos?

É difícil prever por quanto tempo ainda teremos este cenário negativo e há a possibilidade que a situação ainda se agrave antes de melhorar. Recentemente a Standard and Poor’s deu uma perspectiva de rebaixamento da nota de risco do Brasil e as recentes manifestações populares ainda contribuem para aumentar a instabilidade no nosso país. Esta piora de nossa economia dificulta ainda mais a vinda de novos investimentos por parte do capital estrangeiro agravando a crise interna. Por isso, o ideal é que os investidores efetuem suas aplicações de forma gradual, sendo um pouco a cada mês. Assim, garantem um preço médio minimizando o seu risco.

Search