OABPrev-SP: Controle de despesas

Acolher novos participantes, melhorar a rentabilidade, aumentar o patrimônio. São princípios que norteiam a boa gestão em qualquer fundo de previdência, mas não bastam: se não forem acompanhados de um rígido controle de despesas, a evolução do plano pode ficar comprometida. É a própria Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) quem afirma, por meio de um estudo do Diace (Diretoria de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos): “A eficiência do gerenciamento das despesas administrativas se apresenta como tema de reconhecida relevância para o sistema de previdência complementar brasileiro quando se considera a necessidade de defesa dos interesses de participantes, patrocinadores e instituidores dos planos de benefícios. Assim, as despesas administrativas devem ser amplamente difundidas como fonte de comparabilidade da qualidade e da alocação dos gastos administrativos, contribuindo para elevação da eficiência operacional das EFPCs (Entidades Fechadas de Previdência Complementar)”.
Os números demonstram que a OABPrev-SP é gerida com o rigor exigido em termos de gastos. Ao longo de 2010, 2011 e dos primeiros quatro meses de 2012, houve significativas elevações dos ativos e do número de participantes. Paralela e proporcionalmente, as despesas caíram. Pelo levantamento da A. B. Sápiras Gestão Empresarial, empresa que assessora o fundo dos advogados, no fim de 2010 as despesas anuais da OABPrev-SP representaram 2,09% dos ativos totais da entidade, então em R$113,18 milhões, para um contingente de 22.882 participantes. Em 2011, os gastos anuais equivaleram a 1,53% dos ativos, então em R$162,78 milhões, para 25.774 participantes.
Em 2012, até 30 de abril, então com 26.606 participantes, a OABPrev-SP gastou com administração e pagamento a terceiros apenas 0,54% dos seus ativos, na data em R$182,57 milhões. Pelas projeções da A. B. Sápiras, no fim deste ano o fundo da advocacia reunirá 28.270 participantes, disporá de ativos da ordem R$231,13 milhões e não terá gasto mais do que 1,29% com itens administrativos e serviços de terceiros.
“Tais resultados são fruto de uma gestão responsável, que se preocupa em aplicar de forma correta os recursos dos advogados. Nosso objetivo é manter o número de participantes e o patrimônio em franco crescimento, mantendo as despesas administrativas do fundo nos menores patamares possíveis”, comenta o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins.
São várias a medidas administrativas que possibilitam a queda proporcional das despesas da OABPrev-SP. Segundo Marco Antonio Cavezzale Curia, diretor financeiro da entidade, a adoção do boleto eletrônico é uma delas. “Os participantes podem concorrer de forma eficaz para a redução das despesas administrativas aderindo ao modelo de boletagem por via eletrônica. São mais de 26 mil boletos emitidos por mês. Se nos empenharmos em eliminar o papel e a postagem, nosso custo tende a cair ainda mais ao longo do tempo”, explica Cavezzale.   (Diário dos fundos de Pensão)