Já traçou as metas financeiras para 2016?

 

O primeiro passo para planejar o futuro financeiro é estabelecer metas e estipular prazo para alcançá-las. Essas atitudes, de acordo com consultores econômicos aumentam as possibilidades de conquistar seus sonhos.

Por isso, é fundamental entender quanto custará cada um dos seus objetivos e qual é o prazo mais adequado para atingi-los. As metas podem ser divididas em curto, médio e longo prazos. As de curto prazo são as que podem ser alcançadas em até dois anos, como por exemplo, a compra de um computador ou a realização de uma viagem nacional. As viáveis de serem executadas entre dois e cinco anos, de médio prazo são a aquisição ou troca de carro, uma viagem ao exterior ou intercâmbio. E as de longo prazo, para um período superior a cinco anos, são: a reserva financeira para a educação dos filhos na faculdade, a compra de um imóvel e a aposentadoria.

Mas, o plano, independente do prazo, requer dinheiro para sua conquista e será necessário calcular o montante que deverá ser investido, em meses ou anos. Para estimar o custo de cada meta, divida o valor total pelo prazo em que pretende alcançá-la, o resultado é o quanto precisa poupar mensalmente. Aproveite e aplique a quantia na previdência complementar para colher os rendimentos.