Previdência: planejamento financeiro se aprende em casa

O advogado Franklin Pacheco da Silva.

Aos 30 anos de idade, o advogado Franklin Pacheco da Silva já sabe da importância de possuir um plano de previdência complementar. Por isso, Franklin aproveitou a visita do projeto Futuro Seguro à subseção de São João de Meriti e efetivou sua adesão ao plano da OABPrev-RJ.

O advogado trabalhista explicou que, muitas vezes, viu de perto e conheceu os prejuízos que podem bater à porta de quem não tem preocupação com os dias que virão. “Tive um vizinho advogado que nunca contribuiu para qualquer tipo de previdência. Hoje, já idoso, ele não tem qualquer fonte de renda e depende totalmente dos filhos”, relata.

Além da previdência complementar com a OABPrev, Franklin também conseguiu regularizar seu vínculo junto ao INSS. O advogado havia contribuído para a previdência pública por um período de cinco anos, como técnico de enfermagem do Exército. Ele conseguiu comprovar o recolhimento e incorporar o tempo para sua aposentadoria.

Franklin ressalta que os colegas devem pensar com mais cuidado e saber o quanto é importante nossa situação previdenciária futura. “Vivemos num momento de instabilidade muito grande, e no nosso dia a dia profissional o que mais vemos são pessoas que precisam buscar o Judiciário para ter seus direitos trabalhistas respeitados”, afirma. Pacheco da Silva diz que sempre teve em casa o exemplo e a preocupação com o fim da atividade laboral: sua mãe, também advogada e aposentada, contribuiu para o INSS durante toda a vida, como autônoma. E pondera: “Como estou de casamento marcado decidi garantir mais uma renda, com o plano de previdência da OABPrev”.

Search